11 setembro 2014

Dica: Como organizar e arquivar documentos pessoais em casa

Hello, ghatas!!!

Quem acompanha o blog sabe que sou meio neurótica com arrumação, pois acredito que uma vida organizada evita stress e tempo perdido com coisas que não vale a pena. Tenho o costume de guardar cada coisa em seu lugar e nunca deixar nada acumular, senão o caos impera rs!! No começo do ano fiz um post que falava sobre objetos estilosos que ajudavam na organização diária e esse post fez muito sucesso. Falei dele AQUI. Pensando nisso achei bem interessante dividir com vocês algumas dicas da Personal Organizer Débora Monique, diretora da OrganizUp, para arquivar documentos pessoais em casa. 

* Providencie um arquivo de pastas suspensas ou um Follow-up. Separe por categoria as contas de consumo como água, luz, internet, etc. Devem ser separadas por tipo, mês, e ano sempre. No fim do ano, coloque cada comprovante nas pastas de cada assunto ( carro, imóvel, contas de consumo, IRRF, etc.)

* No caso do Iptu, este deve ser guardado junto aos documentos de cada imóvel, assim como aluguel, e o financiamento.

* Documentos especiais como carteira de trabalho, passaporte, apólices de seguro, certidões de casamento, nascimento e óbito, certificado de reservista, cartões do Inss devem ser guardados em uma pasta de documentos pessoais.

* Hoje temos a opção de pedir aos prestadores de serviço de consumo que enviem um recibo de todos pagamentos pagos anualmente. Algumas empresas tem isso disponibilizado no próprio site e é só imprimir. Nesse caso, com esse comprovante em mão, não há a necessidade de ter todos os comprovantes guardados. 

 E claro, para organizar tudo com muito estilo, pesquisei na internet alguns modelitos bem legais para arquivar documentos e contas.

Imagem: reprodução





Imagem: reprodução




Imagem: reprodução




Imagem: reprodução



Débora Monique é  formada pela OZ Sistemas de Organização, empresa filiada NAPO - National Association of Professional Organizers, sediada nos EUA. 

www.organizup.com.br













Beijos,
Dany Bello

16 comentários:

  1. Eu sou a rainha da desorganização rsrsrs nunca acho nada e fico louca procurando os docs lá em casa.

    bjs.
    Bárbara - babu
    www.beautybybabu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. essa dica das pastas é a melhor, eu tbm organizo os meus assim em tres pastas: pasta branca: documento em geral (titulo de eleitor), carteira de trabalho.... pasta vermelha (coisas de banco, contas pagas, etc) e pasta amarela documentos de trabalho, holerite etc

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma pasta como esta última e ajuda muito!
    E tenho em arquivo mesmo no computador. Tudo que pode evitar de ser impresso eu evito, pq no pc eu não perco agora nas mãos, xiiii! kkkkk
    Beijos!

    Blog Sobre Makes e Balanças

    ResponderExcluir
  4. Oi amada, eu organizo tudo em uma pasta Z, na verdade o love que arruma ele é muito organizado, amei, as dicas, ,beijinhos.

    http://www.atitudedabeleza.com/

    ResponderExcluir
  5. Em casa eu uso a pasta arquivo :) a pior parte é fazer o marido seguir minha organização por datas certinho rs.

    Beijos,

    Lis

    http://www.estilopravida.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Queria ter essa disposição toda pra organizar as coisas.
    Sou bagunça desde que me conheço por gente. Mas sempre me acho, com dificuldade, mas rola.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    www.sacoladecores.com.br

    ResponderExcluir
  7. Achei as dicas bem legais pois são muito desorganizada com papéis, sempre que preciso de um é aquele desespero para achar kkkk

    ResponderExcluir
  8. eu sou chata com a organização de documentos, tenho uma pasta para cada tipo de doc ou contas...mas quero uma pasta suspensa, marcar com etiquetas e desocupar um pouco o espaço que as pastas ocupam.
    adorei as dicas.
    beijos
    vi Blog Maria Preguiça

    ResponderExcluir
  9. Sou a desorganização em forma de pessoa! Preciso muito seguir algumas das dicas! bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu guardo tudo em uma pastinha, pq minhas coisas importantes adoram sumir! hahah Ótimas dicas!
    www.saltoquinze.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu sou muito bagunceira... E como toda boa bagunceira acho que minha bagunça é organizada! hahaha
    Adorei o 2º arquivo!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  12. Tento deixar sempre meus documentos organizados, mas ultimamente tem me faltado tempo rs.. são ótimas dicas!

    Beijos,
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  13. Bom dia..eu faco isso...tenho vrias pastinhas....e caixas..tudo bem organizado! beijos e boa sexta!

    ResponderExcluir
  14. Ai menina, eu tenho uma pasta e jogo tudo dentro dela. Aí quem disse que eu acho alguma coisa depois? Vou seguir tuas dicas! :)

    http://juponesa.com/

    ResponderExcluir
  15. Boas dicas. Eu organizo em pastas organizadoras mesmo, sabe? Pra mim é mais fácil, mas pratico e mais rápido de encontrar..
    Beijos, www.femininetaste.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Preciso tirar um tempo para fazer isso minha coisas vivem numa bagunça infinita, mas assim que possivel vou tirar um tempo para me organizar . Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! Todos os recadinhos serão respondidos!!

Blog Espaço Gattena, por Dany Bello - Todos os Direitos Reservados (C)

Design by Colorize