26 março 2013

O prazo de validade dos produtos

Hello, ghatas!!

O post de hoje não é sobre nenhum produto de beleza milagroso ou de algum achado de moda sensacional ou mesmo, daquela liquidação dos sonhos. Venho falar sobre um assunto muito sério, que ainda, muitas de nós, não dá a devida importancia: o prazo de validade de nossos produtos de beleza. Eu sei que quando o produto já está em nossas mãos, é bem mais fácil controlar e ver se já está na hora de ir para o lixo ou não. Mas vocês costumam olhar a validade na hora da compra? Não? Então escuta essa historia.

Fui ao Shopping, no mesmo dia do post anterior, e como meu corretivo líquido  já estava no fim, fui comprar outro. Decidi por um da Mahogany que já tinha usado uma vez e  gostado muito. Fiz até resenha dele aqui.  Entrei na loja, dei uma olhadinha nos outros produtos e claro, falei para a vendedora, que iria levar o corretivo. Ela pegou um da minha cor e me mostrou antes de embalar. Por sorte eu peguei da mão dela e fui conferir a data de validade e pasmem, ele estava vencido há mais de um mês!! Sim a loja estava vendendo produto vencido e o tester, que eu tinha acabado de usar (ainda bem que foi no dorso da mão) também estava vencido. Na hora mostrei a data para o meu marido e falei para a vendedora, nossa, esse corretivo tá vencido e ela disse: poxa. E simplesmente guardou novamente na gaveta, deixando ali, para provavelmente, a proxima cliente que não olhasse a validade, levasse ele para a casa. Fiquei muito nervosa com o ocorrido, pois na hora me lembrei que quando comprei o meu corretivo anterior, ele não estava vencido, mas o prazo de validade estava bem justo, até falei sobre isso no post, nesse trecho aqui:  "Outro fato que me chamou a atenção foi que, ao comprar o produto, em outubro do ano passado, nem me dei ao trabalho de conferir a data de validade ( ok, my mistake) e quando cheguei em casa vi que ele tinha menos de um ano de validade. De jeito nenhum quero dizer que me venderam produto com validade vencida, mas se tivesse visto isso na hora, não teria comprado. Porque corretivo não é um produto que se use muito, como uma base, eu levo mais de um ano para usá-lo até o final." E de fato, ele foi para o lixo ainda com uma quantidade razoalvel de produto na embalagem, pois venceu antes de usá-lo inteiro. Desperdício e perda de dinheiro.

Com prazo de validade vencido, o produto que é bom, pode se tornar prejudicial a saúde.


Depois desses dois episódios, posso concluir que essa é uma prática comum na empresa. Empresa, aliás, que entrei em contato para relatar o ocorrido tanto na fanpage do Facebook, quanto no S.A.C. do site e eles me ignoraram. Infelismente não consegui tirar fotos da data de validade e portanto, fica o dito pelo não dito. Mas eu não tenho interesse nenhum em prejudicar ou difamar a marca, muito pelo contrário, até gostava e usava os produtos antes dessa palhaçada. São pequenos atos, que podem acabar com a reputação de uma empresa. É uma pena  eles não darem o devido valor aos seus clientes.

Então ghatas,  nunca deixem de conferir a data de validade de seus produtos antes da compra. Produtos vencidos, as empresas tem obrigação de ressarcir o valor ou repor a mercadoria, mas se faltar poucos meses eles já não tem essa obrigação. O prejuizo acaba sendo seu, pois o produto vence, antes de você usá-lo completamente.

Beijos,
Dany Bello



2 comentários:

  1. Já comprei um creme da marca e estava com a validade bem curta.

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente um problemão, e olha que se fossem produtos baratésimos... mas são marcas comercializadas dentro de shoppings, propagandas inúmeras e a falta de respeito com o consumidor. Mas se todas formos bem observadoras, não passaremos por isso né? Um beijo http://belezanomaniacas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! Todos os recadinhos serão respondidos!!

Blog Espaço Gattena, por Dany Bello - Todos os Direitos Reservados (C)

Design by Colorize