20 abril 2012

Receita - Pão Caseiro

Hello, ghatas!

 Tentem imaginar o cheirinho delicioso de pão assando se espalhando pela casa. Captou? Então vem que a receita é fácil e rápida!

Panificadora Dany Bello rs!


Ingredientes:
1 kilo de farinha de trigo
3 ovos  (sendo dois para a massa e um para pincelar o pão)
1 colher de sopa bem cheia de margarina
1 colher de sopa (rasa) de sal
5 colheres de sopa de açucar
2 xícaras de leite morno
1 pacotinho de fermento biológico para pães

Preparo:
Eu uma travessa grande, junte todos os ingredientes secos (farinha, fermento, sal e açucar) e misture bem. Depois, acrescente a margarina e continue misturando. Por fim, acrescente os dois ovos e o leite aos poucos. Pode ser que você não use por completo as duas xícaras de leite, vá colocando aos poucos e "sentindo" a massa. Ela estará no ponto, quando deixar de grudar nas mãos. Agora vem a parte mais legal do pão: a sova! Mentalize aquela chefe chaaata, a amiga invejosa ou o namorado galinha. Bata sem dó ou piedade rs!! Quando a massa estiver lisinha e bem homogênea, coloque-a em outro recipiente, cubra com um pano de prato e deixe descançar por pelo menos duas horas. Unte duas assadeiras com margarina e farinha, modele os pães com o formato desejado (ui!) e faça uns riscos com a ponta da faca, na diagonal e por fim pincele os pães com a gema bem batida. Leve para assar em forno médio, por mais ou menos uns 30 minutos ou até dourar. Rende dois pães grandes.

Trucão 1: coloque num copo d'água uma bolotinha da massa, quando ela boiar é porque a massa está no ponto. Mas lembre-se, ela deve dobrar de tamanho.
Trucão 2: Se o dia estiver muito frio, pegue um outro pano de prato e esquente-o com o ferro de passar roupa e coloque por cima do pano que está cobrindo a massa. Esse calorzinho ajuda o fermento reagir. Pode usar o secador de cabelo, de loge e só um pouquinho, o suficiente para deixar o pano morninho.
Trucão 3: Quer deixar o pão com uma "cara" linda e bem douradinho? misture a gema um pouco de margarinha na temperatura ambiente e misture bem. Como não tenho pincel culinário, uso um garfo mesmo para espalhar a mistura por cima dos pães.
Trucão 4: Quer que o pão fique com "cara" de pão doce? Após pincelar o pão com a mistura gema+margarina, salpique açucar cristal. Fica uma delícia!

Beijos,
Dany Bello

5 comentários:

  1. Ah, se fosse sem ovos eu ia tentar fazer.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Flávia, eu já fiz alguns pães sem ovos, mas não sei se essa receita dá certo sem eles. O leite tbm pode ser substituido por água.

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Moça prendada, já pode casar kkk!
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. Quando crescer quero ser prendada assim =D


    Bjs Dani

    Natty Oliveira
    www.doqueeugosto.com.br

    ResponderExcluir
  5. Juh Carvalho14/5/12 8:14 AM

    Hummm...parece fácil, vou tentar!!! kkk
    A-D-O-R-E-I o "trucão", tds eles.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! Todos os recadinhos serão respondidos!!

Blog Espaço Gattena, por Dany Bello - Todos os Direitos Reservados (C)

Design by Colorize