08 dezembro 2010

Guarulhos, 450 anos!!!

O post de hoje é em comemoração aos 450 anos da minha cidade querida. 

fotos retiradas da web



Vista da Rua Dom Pedro II em épocas diferentas rs!



Guarulhos foi fundada em 8 de dezembro de 1560 pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva, com o nome de Nossa Senhora da Conceição, em um local até então habitado pelos índios Guarus, da tribo dos Guaianases.

Em 1590 foram descobertas minas de ouro, na região onde atualmente é o bairro de Lavras. As chamadas "Lavras Velhas do Geraldo" podem ser vistas, hoje, na margem direita da estrada que se dirige de Cumbica para Nazaré.
 
D. Pedro II visitou a região em 1880, a qual foi elevada à Província de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos. Apenas em 1906 uma Lei Estadual determinou que Guarulhos recebesse a denominação de cidade.

No Brasil Colônia, durante os séculos XVII e XVIII, foram delimitadas sesmarias organizando a ocupação da região. Os sesmeiros se dedicaram à agricultura e à mineração e, como atividade de apoio, criavam gado vacum e cavalar. Entre os anos seiscentos e o início do século XX, houve produção de álcool e aguardente, embora o clima úmido e frio fosse propício a causar ferrugem ao trigo, mosaico a cana e curuquerê ao algodão.

Guarulhos é o segundo maior município paulista em população, com mais de 1.299.283 habitantes segundo estimativa do IBGE (2009). Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a cidade tem uma área de 318,01 km2.

 Distante apenas 17 km do centro da maior metrópole da América Latina, o município encontra-se estrategicamente localizado entre duas das principais rodovias nacionais: a Via Dutra, eixo de ligação São Paulo - Rio de Janeiro e Rodovia Fernão Dias, que liga São  Paulo a Belo Horizonte. Conta ainda com a Rodovia Ayrton Senna, uma das mais modernas do país, que facilita a ligação de São Paulo diretamente ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, e está a 108 km do Porto de Santos.
(dados retirados do site www.guarulhos.sp.gov.br)


Beijos,
Dany Bello

2 comentários:

  1. Danyyyyyyyyyyyyy, espaço gattena tb é cultura...e hj é aniversario da padroeira da minha cidade e eu nao fiz homenagem...hahah
    mas falei sobre o mega amigo secreto!!!
    passa la p conferir
    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Olha o interiorrrrrrrrrrrrrrrrr fazendo aniversario ... hahahahahaha

    Brincadeirinha ... parabéns pra sua City ...

    bjusssssssssssssss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! Todos os recadinhos serão respondidos!!

Blog Espaço Gattena, por Dany Bello - Todos os Direitos Reservados (C)

Design by Colorize